Após rodar por Ásia e África, Andrey Coutinho acerta com o Águia de Marabá para o Parazão

Considerado andarilho da bola por carreira formada em países de pouca tradição no futebol, meia paraense retorna ao estado e já está regularizado para estrear contra ex-clube

Andrey Coutinho esteve na Tailândia em 2017 — Foto: Nongbua Pitchaya FC

Andarilho da bola, o paraense Andrey Coutinho está de volta para casa após quase cinco anos rodando por países pouco badalados no futebol. O meio-campista é o mais novo reforço do Águia de Marabá e teve seu contrato regularizado na tarde desta segunda-feira. Ele já pode, inclusive, estrear pela equipe no Campeonato Paraense contra o Paysandu, seu ex-clube, na quarta-feira.

Andrey Marcel Ferreira Coutinho tem 29 anos e começou a carreira profissional no Papão em 2011, após passar pelas categorias de base do clube. Sem muitas oportunidades, decidiu, em 2012, partir para seu primeiro desafio no exterior: foi ser camisa 10 do Rakhapura United, de Mianmar, na Ásia. No ano seguinte voltou ao Pará para jogar por Santa Cruz-PA e Carajás.

Andrey Coutinho saiu no BID desta segunda-feira (18) — Foto: Reprodução/CBF

Em 2014, foi jogar no continente africano. Assinou com o Yanga, da Tanzânia, onde passou duas temporadas e recebeu prêmios como jogador destaque do país. Em 2017 retornou à Ásia para uma breve passagem pelo Nongbua Pitchaya, da Tailândia, e no ano passado esteve no Al Nasr Benghazi, da Líbia, país ao norte da África, marcado por uma sangrenta guerra civil. Antes de acertar com o Águia, Andrey chegou a passar por um período de testes no Remo, no final de 2018.

Como já está regularizado junto à CBF, o meio-campista pode estrear pelo Azulão nesta quarta-feira, quando o clube de Marabá enfrenta o Paysandu pela 5ª rodada do Campeonato Paraense. A partida será na Curuzu, em Belém, e os ingressos já estão à venda.